A música sempre foi uma importante ferramenta de expressão cultural e transformação social. No entanto, as mulheres historicamente enfrentam barreiras significativas para ocupar um espaço de protagonismo nesse cenário. O livro “Ação e obra de três coletivos de mulheres músicas na cidade do Rio de Janeiro: uma análise feminista e decolonial”, de Marcela Velon, chega para jogar luz sobre essas questões e celebrar o impacto transformador dos coletivos femininos na música carioca.
A obra, fruto da pesquisa de Marcela Velon no Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, é um estudo detalhado sobre a atuação de três coletivos musicais formados por mulheres no Rio de Janeiro entre 2017 e 2022: “Primavera das Mulheres”, “Essa Mulher” e “Sonora RJ” (edição carioca do Sonora – Festival Internacional de compositoras). Esses grupos, além de criarem música, desafiam estruturas sociais e culturais, trazendo uma nova perspectiva ao mercado musical brasileiro.
Velon faz uma análise rica e aprofundada das ações e produções artísticas desses coletivos, explorando como eles utilizam a música para questionar o status quo e propor novas narrativas. O livro combina teoria feminista e decolonial para compreender o impacto dessas iniciativas em um cenário historicamente marcado por desigualdades de gênero.
O mercado musical, como outras áreas culturais, muitas vezes reproduz dinâmicas de exclusão e preconceito. Marcela Velon aborda como esses coletivos trabalham para romper barreiras e como suas composições refletem experiências, lutas e conquistas das mulheres. A pesquisa também analisa como esses movimentos dialogam com questões de representatividade, equidade e identidade.
Além disso, a obra destaca o papel fundamental da coletividade no enfrentamento dos desafios. Os três coletivos analisados promovem a união entre mulheres, criando espaços seguros para que possam produzir, compartilhar e valorizar sua arte.
Análise Feminista e Decolonial
Uma das grandes contribuições do livro é a abordagem teórica que combina o feminismo com uma perspectiva decolonial. Isso permite uma leitura mais ampla e inclusiva, que considera não apenas a questão de gênero, mas também os contextos históricos e sociais que moldaram as dinâmicas de poder na música brasileira.
Essa abordagem nos convida a refletir sobre as raízes das desigualdades e a importância de reimaginar as estruturas culturais, colocando mulheres como protagonistas e criadoras de suas próprias narrativas.
O livro evidencia como, no período estudado, os coletivos femininos ajudaram a transformar a cena musical carioca. Suas ações ultrapassaram o universo artístico, influenciando festivais, eventos e até mesmo a percepção do público sobre o papel da mulher na música.
Frases como “toca que nem homem” e outros estereótipos passaram a ser confrontados, enquanto temas antes evitados ganharam destaque nas composições e discussões promovidas por esses grupos. Essa transformação, documentada por Velon, reforça a importância de movimentos culturais como ferramentas de mudança social.
Se você é apaixonado por música, interessado em questões de gênero, ou simplesmente curioso sobre como coletivos culturais estão moldando o futuro da arte no Brasil, este livro é para você. É uma leitura essencial para músicos, pesquisadores, estudantes e todos que acreditam no poder transformador da arte.
“Ação e Obra de Três Coletivos de Mulheres Músicas na Cidade do Rio de Janeiro” é uma obra que inspira, provoca e transforma. Ao destacar a força e a resiliência de mulheres na música, Marcela Velon nos lembra que a arte é um espaço de resistência e reinvenção. Este livro é um convite para repensarmos nossas próprias narrativas e reconhecermos o impacto das mulheres como agentes de mudança.
Se você quer se aprofundar nesse universo, adquira o livro pela Editora Multifoco e descubra como a música pode ser um poderoso grito de resistência e empoderamento.