O SONORA

O “Sonora – Festival Internacional de Compositoras” nasceu no Brasil com o objetivo principal de mostrar e incentivar a força da mulher compositora. O projeto surgiu da hashtag #mulherescriando, que foi uma iniciativa da musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, fazendo com que mulheres espalhadas pelo país apresentassem seus trabalhos nas redes sociais. 

Com grande repercussão, algumas compositoras de diferentes estados conversaram sobre a ideia de fazer um festival, que hoje intitulamos Sonora: Deh Mussulini, Flávia Ellen, Amorina e Bia Nogueira (Belo Horizonte), Ana Luisa Barral (Salvador), LaBaq (São Paulo), Ilessi (Rio de Janeiro) e Isabella Bretz (BH, Lisboa e Dublin). Essas foram as pessoas que pensaram sua forma e conceito. Kika Simone se uniu ao time e colaborou grandemente com nossa primeira identidade visual. A partir daí, outras mulheres foram entrando para a rede e agregando ideias e iniciativas.

Atualmente a rede já atingiu 74 cidades em 16 países e prossegue com seu objetivo central de dar visibilidade, promover e legitimar a presença da mulher compositora, empoderando-a artística, profissional e economicamente, contribuindo para a redução da desigualdade de gêneros no meio musical.

Deh Mussulini

O Sonora é mais que um festival, é uma revolução! Somos o maior festival de compositoras do mundo e fomos pioneiras no quesito festival internacional em rede. Trabalhamos de forma circular. Acredito que no futuro muitas empresas e organizações filantrópicas terão esse formato, um formato humanizado!

Isabella Bretz

Esse crescimento enorme e natural do Sonora mostra que as pessoas se sentem conectadas à sua proposta. É incrível observar a rede se espalhando cada vez mais, ver artistas maravilhosas no palco e tantas produtoras que querem mudar a realidade de suas cidades. Nasceu como uma resposta para a desigualdade de gênero na música. Seus resultados mostram que vamos vencer essa barreira!

FAÇA PARTE

QUER REALIZAR O SONORA EM SUA CIDADE?

[PRÓXIMA ABERTURA DE INSCRIÇÕES: 2021]

O Sonora é organizado através de um núcleo de coordenação geral/mundial composto por 5 mulheres de diferentes regiões do Brasil e por produções locais (sempre formadas por mulheres) em cada cidade onde são realizados os festivais regionais. Todas as produtoras locais têm autonomia para realizar a produção do festival em sua cidade, a partir de um regulamento coletivo providenciado pela coordenação geral, e são incentivadas a compartilharem suas opiniões, sugestões e demandas. Essas informações são coletadas e debatidas, de forma a recebermos novas ideias e contemplarmos as especificidades de cada lugar, mantendo a coesão. Dessa forma, é possível garantir a organização e a coordenação do festival em torno do objetivo de empoderar a mulher compositora na música e promover a igualdade de gênero na sociedade.

Inscreva sua cidade!